Startups são conhecidas como empresas jovens, recém-criadas ou emergentes, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a empresa emergente gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Advogado Especialista em Starups
Somos especialistas em startup para qualquer negócio que tenha a intenção de se estabelecer e crescer nesse mercado competitivo, prestando um serviço de acompanhamento jurídico estratégico.
Seja nas relações societárias, contratuais, questões de propriedade intelectual ou até mesmo nas captações de investimento, viabilizamos negócios de forma mais segura.
Advogado Especialista em Starups
A dinâmica do ecossistema de startups, temos experiência das especialidades do direito empresarial sobre o assunto, sendo que a lógica da atuação das startups deixa requer assessoria jurídica apta para tal realidade, de forma que proporcionamos, com maior rapidez e flexibilidade, características fundamentais para viabilização de novos modelos de negócio repetíveis e escaláveis em ambientes de extrema incerteza. Advogado Especialista em Starups
Para trabalhar com startups, precisa-se entender a dinâmica de funcionamento das startups, como ocorrem suas relações, os tipos de modelos de negócio existentes, bem como todo o ecossistema de empreendedorismo.
Não está por dentro deste ambiente, dificilmente conseguirá entender como adaptar as diversas soluções jurídicas aos seus clientes, pois sentirá dificuldade de identificar problemas, necessidades, além de eventuais desconhecimentos de termos e linguagens utilizados por empreendedores e demais players do ecossistema. Advogado Especialista em Starups
Para trabalhar com modelos de negócio disruptivos é necessária uma constante atualização, tanto do ponto de vista de negócio, como jurídica.
O simples conhecimento da legislação e entendimentos de tribunais e doutrinadores do Direito não credenciam um profissional jurídico a ser um advogado especialista em startups, pois estas, na maioria das vezes, apresentam soluções que a própria legislação e sociedade ainda não trataram.
Advogado Especialista em Starups
Sendo assim, é importante que o advogado esteja 100% atualizado sobre tudo que está acontecendo em relação à startups, mercado e ambiente legal, sendo certo que muitas vezes vai atuar em lacunas da lei e lidar com os problemas da inovação.
Startups precisam de atendimento dinâmico. Advogado Especialista em Starups
Para um advogado especialista em startup conseguir ser eficiente no que se propõe, é necessário que seja ágil e disponível para os empreendedores.
As startups nascem rápido, erram rápido e mudam rápido de modelo de negócio.
Para que isto ocorra com segurança e eficácia, é necessário que o advogado esteja disponível e atenda com a maior agilidade possível, auxiliando o empreendedor nas questões mais sensíveis e mitigando os riscos do negócio em um tempo que seja compatível com os modelos propostos. Advogado Especialista em Starups
Startups são enxutas e precisam de flexibilidade.
Como muitos sabem, as startups precisam adotar modelos enxutos para desenvolvimento de suas soluções, economizando tempo, custos e recursos. Não podemos pensar em uma assessoria jurídica para startups que apresentem modelos rígidos, complexos, burocráticos e altamente custosos.
O advogado de startup precisa flexibilizar sua forma de atuação, tanto no que diz respeito às soluções propostas, quanto aos modelos financeiros de cobrança de seus honorários, pois uma startup não pode e não deve engessar suas relações e gastar recursos preciosos com advogados, deixando de lado questões essenciais para desenvolvimento de suas soluções.
Novos modelos de negócio precisam ser viabilizados. Advogado Especialista em Starups
O papel de advogados que trabalham com startups não é dizer “não pode” e isto não quer dizer ser irresponsável na advocacia.
Startups nascem para resolver problemas e muitas vezes precisam quebrar barreiras e propor soluções disruptivas para mercados tradicionais, sendo o papel do advogado avaliar e alertar todos os riscos da operação.
Além disso, é papel do advogado sugerir as melhores opções jurídicas para viabilização da solução pretendida, respeitando princípios éticos e observando ao máximo a legislação existente, podendo, contudo, adotar ferramentas que atuem em lacunas legislativas e espaços ainda não explorados para fins de dar seguimento ao empreendimento.
Por fim, vale ressalvar que nem sempre é possível fazer isso e muitas vezes é preciso que o empreendedor escute os conselhos de seu advogado para evitar condutas ilícitas e/ou práticas abusivas. A legislação é quem deve acompanhar as inovações da sociedade, mas também é preciso cautela! Advogado Especialista em Starups
Quer saber como escolher uma assessoria jurídica perfeita para a sua startup?
Advogado Especialista em Starups