Preços dos combustíveis
O Decreto 10.634, de 22 de fevereiro de 2021 dispõe sobre a divulgação de informações aos consumidores referentes aos preços dos combustíveis automotivos, tendo em vista o direito destes de “receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”. preços dos combustíveis
Para instrumentalizar tal direito, os postos revendedores de combustíveis automotivos deverão informar aos consumidores os preços reais e promocionais dos combustíveis, nos termos do disposto no Decreto no 5.903, de 20 de setembro de 2006.
O decreto referenciado logo acima regulamenta a Lei n.º 10.962/04, que dispõe sobre a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor, e o Código de Defesa do Consumidor.
Além do dever de informar os preços reais e promocionais, também devem os postos “informar os valores estimados de tributos das mercadorias e dos serviços oferecidos por meio de painel afixado em local visível do estabelecimento”. preços dos combustíveis
O artigo 4.º do decreto em estudo cuida de elencar as informações que devem estar contidas no painel mencionado alhures, quais sejam:
-
O valor médio regional no produtor ou no importador;
-
O preço de referência para o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de
Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS;
-
O valor do ICMS; preços dos combustíveis
-
O valor da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins; e
-
O valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível – CIDE-combustíveis.
Por fim, dispõe o artigo 5º, do Decreto no 10.634/21, que este entra em vigor trinta dias após a data de sua publicação, qual seja, 23 de fevereiro de 2021.